
Ouro Branco -MG
Destinado a informar e mostrar as riquezas do nosso município.
Conheça e preserve o patrimônio Cultural do nosso município.
Galeria

A casa e a matriz de Santo Antônio são exemplares da arquitetura que formam um conjunto de rara beleza no largo, lembrança do conjunto original do antigo povoado, resistentes ao progresso. A casa possui características comuns às construções coloniais, porém apresentam soluções construtivas elegantes com cimalhas, enquadramento de vãos e cunhais detalhados em pedra, marcada pela modulação regular de portas e janelas.

Segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) “a Matriz de Santo Antônio estava edificada no final do século XVIII. Em 1745, o altar de São Miguel e Almas teve seu douramento pelo mestre pintor Antônio de Caldas, supondo- se que o de Nossa Senhora do Rosário teria sido executado ao mesmo tempo.

Tombada a nível Municipal com o nome de casa da cidade por ter abrigado reuniões para realização do Plano de Diretor, hoje abriga a BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL VIRGÍLIO CARLOS. Criada pela Lei 638 em 03/07/1989 e denominada Jornalista Virgílio Carlos Lei nº 1.161/97 em 05 de agosto de 1997.

O nome Nossa Senhora Mãe dos Homens é uma reverência a mãe de Cristo pertencente à Igreja Católica, a adoração de Nossa Senhora Mãe dos Homens deu origem a Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens, bem como as igrejas de grande valor cultural e histórico referentes à história do Brasil no período Colonial e Imperial. Tombada a nível Municipal pelo Decreto número 2.182/98 a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens é mais uma fidedigna arquitetura remanescente do período colonial.

A Cerâmica Saramenha sobrevive hoje pelas mãos de Leonardo Ricart que vem ministrando cursos em seu atelier-escola, expondo seu trabalho em feiras e espaços diversos. Pelo seu valor histórico e pelo peculiar de sua técnica, o Conselho do Patrimônio Histórico solicitou o seu registro em 2010 e em 08 de novembro de 2013 nos livros dos saberes do nosso patrimônio imaterial.

Em junho de 1989 solicitado pelo Prefeito da época Silvio Mapa, foi entregue a prefeitura o esboço da construção que seria "O Monumento Bicentenário da Inconfidência Mineira" , projeto elaborado pelo Sr. Oscar Niemeyer(23/06/1989). Era objetivo do arquiteto que a visualização do espaço fosse possível de qualquer ponto do mesmo. A ornamentação composta deveria ser de jardins com grama e plantas baixas, com calçamento em pedra portuguesa, criando um espaço para caminhadas e passeios.

A história desta edificação está ligada a história da antiga banda da Igreja Matriz de Santo Antônio. A Banda de Santo Antônio juntando esforços com a comunidade reuniu recursos para a construção da sua sede. Inaugurada em 25 de dezembro de 1.951, esta edificação passou a sediar as atividades da banda.

A Igreja Matriz de Itatiaia localiza-se no povoado de Itatiaia, próximo a rodovia MG 443. As irmandades que ergueram a igreja era do Santíssimo Sacramento e a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e de São benedito. Sua construção e uso estão aliados a história de Itatiaia, do seu município sede e do caminho novo. Belíssima em sua simplicidade, a Matriz é uma benção aos olhos e motivo de orgulho à comunidade.