
Ouro Branco -MG
Destinado a informar e mostrar as riquezas do nosso município.
Conheça e preserve o patrimônio Cultural do nosso município.
Galeria

Não foram encontrados documentos sobre está edificação, sua arquitetura , técnicas e material permite situá-la entre os poucos exemplares remanescentes do período colonial no povoado de Itatiaia, arquitetura civil do século XVIII.

Esta edificação serve a mais de cem anos a comunidade do Povoado de Itatiaia, estando em terreno particular, a edificação sempre serviu a uso público, sendo utilizado por vários anos pelos moradores local para beneficiamento de milho e outros grãos. Não foram encontrados documentação sobre esta edificação típica da arquitetura do século XVIII.

Essa fachada compõe com a Matriz, o cruzeiro e o largo o pólo de referência de Itatiaia. Como não foram encontrados documentos sobre a edificação, era a casa paroquial segundo relatos dos moradores mais antigos. Encontra-se em ruínas e abandonada por vários anos, um exemplar fidedigno do período colonial do século VXIII , provavelmente uma das primeiras edificações do povoado.

Este marco foi construído em comemoração ao lançamento da pedra fundamental da construção da Usina Siderúrgica AÇOMINAS em Ouro Branco em 18 de fevereiro de 1976. Nas proximidades do marco foi construído um palanque que durante muitos anos serviu de mirante à beira da encosta da serra.

Situado próximo ao Hospital Raymundo Campos, foi responsável pelo nome do "Morro do Cruzeiro" onde pode ser visto quase em frente ao quartel. Símbolo do sofrimento de Cristo à crucificação, a figura da cruz constitui um ícone de caráter universal e de significados diversificados, o cruz do martírio possui todos os simbolismos de seu sofrimento do galo até os pregos.

Edificação de meados do século XVIII é um exemplar raríssimo no município do período colonial. Esta edificação funcionou como residência e comercio durante anos, também abrigou a prefeitura municipal, a secretaria de cultura e a biblioteca pública.

A história da Praça Santa Cruz encontra-se indissociável do desenvolvimento do município e sofreu as mesmas perdas e descaracterização ao longo dos anos.

A praça de eventos foi um espaço construído especialmente com a intenção de criar um elo entre os bairros e tornar possível a integração através de eventos e ações recreativas.